Skip to main content
Monthly Archives

Fevereiro 2022

Seminário MyGender #2

By EVENTOS, GERALNo Comments
Promotion MyGender Seminar (Ana Marta M. Flores)

The MyGender Seminar aims to present the outline of the literature review on different relevant topics of the project.

On February 25, starting at 18h30, we will welcome researchers Elena Pilipets (University of Klagenfurt) and Sofia Caldeira (Lusófona/Cicant) for a debate on gender issues, mobile applications, representativeness, imaginaries and privacy in the digital environment.

The event will be in English, online and open to the public.
Zoom link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81290269969

SOPCOM 2022

By GERAL, NOTÍCIASNo Comments

Quatro trabalhos de investigadoras/es do projeto MyGender serão apresentados na 12ª edição da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Adiado para abril de 2022, o congresso irá explorar a temática da Comunicação e Disrupção, com destaque à fragmentação da esfera pública, transformada por fluxos de informação contínuos e fomentados pelos media sociais e digitais. Entre 11 e 13 de abril, o XII Congresso da SOPCOM decorrerá na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), no Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide.


No dia 11 de abril, na sessão Monitorização e Vigilância, sob moderação de João Carlos Correia (UBI/LABCOM), Rita Basílio de Simões (FLUC/ICNOVA) e Inês Amaral (FLUC/ICNOVA) apresentam “Corpo autovigiado e quantificado: a reconfiguração das relações sociais de género através das apps de automonitorização”.

Na sessão Práticas & Influências do dia 13, a partir das 11h30, com moderação de Paula Lopes (UM/CECS e UAL/NIPCOM) dois trabalhos ligados ao projeto serão apresentados: 1)”Desafiando imaginários: práticas mediadas de jovens adultos em apli-cações móveis”, de autoria de Inês Amaral (FLUC/CECS), Rita Basílio de Simões (FLUC/ ICNOVA), Sílvio Santos (FLUC/CEIS20) e Ana Marta Flores (FLUC/ICNOVA) e 2) “Utilização de aplicações móveis por jovens adultas/os LGBTQI+ em Portugal: um estudo exploratório”, assinado por Rita Alcaire (UC/CES).

A investigadora Rita Alcaire (UC/CES) apresenta ainda mais um artigo na sessão Sensibilidades & Transformações, com moderação de Célia Quico (ULHT/CICANT) intitulado “O papel dos novos media na comunicação de ciência social e na criação de empatia: o caso dos estudos de género em Portugal”.

Para aceder o programa completo, visite o site do Congresso.

Artigo aprovado na ITAP/HCI2022

By NOTÍCIAS, PUBLICAÇÕESNo Comments

O trabalho Intergenerational digitally mediated relationships: How Portuguese young adults interact with family members over 65+ foi aprovado para ser apresentado na 8th International conference on human aspects of IT for the aged population. A conferência ITAP aborda a concepção, adaptação e utilização de tecnologias TI direccionadas para as pessoas mais velhas, a fim de contrabalançar as mudanças de capacidade devido à idade, apoiar actividades cognitivas, físicas e sociais, e manter uma vida independente e uma qualidade de vida.

Assinado por Inês Amaral, Ana Marta Flores, Eduardo Antunes e Maria José Brites, o artigo explora as relações e práticas de mediação digital intergeracional em Portugal, considerando a questão do envelhecimento da população, as suas diferenças e desigualdades.

A investigação parte das seguintes questões: (RQ1): Como é que os jovens adultos portugueses interagem online com membros da família com mais de 65 anos; (RQ2): As relações digitais entre gerações promovem a participação activa da cidadania? O inquérito tem uma amostra representativa (N=1500) da população portuguesa de jovens adultos entre os 18 e 30 anos de idade. Os resultados mostram que as actividades mais frequentes para interagir com familiares com mais de 65 anos são a) enviar mensagens através de aplicações móveis (48,67%); b) utilizar as redes sociais (48,66%); c) fazer chamadas áudio com eles através de aplicações móveis tais como WhatsApp ou Messenger (46,45%) e d) encorajá-los a procurar informação fiável na Internet (44%). A principal conclusão do estudo é que o contexto português sugere a solidariedade intergeracional associada às tecnologias ajuda a combater o isolamento social, a promover a autonomia e a prevenir a dependência no seio das gerações mais velhas.

O trabalho será apresentado na sessão Intergenerational perspectives and ageing: challenges and reflections. A conferência terá lugar online de 26 de Junho a 1 de Julho de 2022.