A Summer School do projeto MyGender com a temática “Literacias Cívicas e Críticas” é já na próxima semana! Nos dias 08 e 09 de setembro, o Projeto MyGender promove a sua Summer School com workshops, conferências e apresentação de trabalhos, via online, de forma gratuita e aberta ao público (mediante inscrição até ao dia 6 de setembro, neste link ou no formulário abaixo).

O foco da Summer School estará no conjunto de conhecimentos, ferramentas e capacidades que são necessárias à quotidiana participação informada e crítica das pessoas na vida cívica e social, isto é, no ambiente que as rodeia, com a particular lente do âmbito digital que pauta o Projeto MyGender.

Uma participação que se diz efetiva e política na sociedade requer um conjunto de competências variadas, que se podem englobar nas ideias de “literacias cívicas e críticas”. A programação do evento contará com keynotes, workshops e apresentação de trabalhos. Serão apresentados 8 trabalhos, resultantes da chamada de resumos criada para esta Summer School, que encorajava a submissão de resumos até 300 palavras de contribuições científicas originais em língua portuguesa, teóricas e empíricas que utilizam metodologias qualitativas, quantitativas ou mistas.

Aqui encontra o programa completo, para a Summer School do Projeto MyGender a decorrer nos dias 08 e 09 de setembro:

08.09.2022 | Quinta-feira
14h30 | Keynote
Maria José Brites | As notícias sentidas através das lentes de género
16h | Apresentação de trabalhos e debate:

1. Promover a literacias críticas dos alunos do ensino superior através dos seus professores – uma perspetiva auto-etnográfica | Luís Pereira
  2. Educando para os media: Aprender com a biblioteca escolar | Isabel Nina
  3. Educomunicação e literacia: concepções e diálogos de pesquisas | Lara Lima Satler, João Ribeiro Lima e Camila Borges Paula
  4. Educomunicação e Participação Social | Andressa Caprecci
  5. Cidadania e Desenvolvimento, discursos e jornalismo: um pai contra abordagens de género e sexualidade na escola | Pedro Eduardo Ribeiro
  6. O papel dos média nos estereótipos: um estudo com foco na representação de mães de pessoas com autismo em séries | Marina Faria
  7. A ambivalência do “Universo Delas” no Facebook: entre o clickbait e a literacia cívico-crítica | Elizângela Carvalho