À medida que nos aproximamos do fim de 2022, o projeto MyGender lança o Data Analysis Report, no qual se sumarizam os principais pontos-chave das variadas pesquisas de campo já realizadas e que estavam previstas na conceptualização do projeto. Tendo como objetivo a disseminação científica, incluem-se informações sobre um questionário online (a uma amostra representativa de 1500 jovens adultos/as), o rastreio de três meses da utilização de smartphones de 342 jovens adultos/as, seis grupos focais (N=31) a estudantes universitários/as e ainda entrevistas semi-estruturadas a 25 jovens adultos/as.

É com informações e dados científicos fiáveis que as organizações e os projectos podem contribuir para a construção de bases sólidas para uma sociedade sustentada pelo conhecimento. Com tal finalidade, a equipa de MyGender – Mediated young adults’ practices: advance gender justice in and across mobile apps lança o Relatório de Análise de Dados que resume as principais descobertas em vários objectos de trabalho de campo sofridos, previstos na conceptualização do projecto e apoiados financeiramente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/COM-CSS/5947/2020). Este relatório faz parte da estratégia de divulgação científica do projecto que se concentra em cinco públicos diferentes: académicos, públicos especializados ( formuladores de políticas, stakeholders, desenvolvedores), educadores, jovens adultos, e o público em geral.

Entre a gama de elementos de trabalho de campo do projecto, este relatório inclui as principais conclusões de um inquérito online (a uma amostra representativa de 1500 jovens adultos em Portugal, com quotas sociodemográficas); um rastreio de 3 meses de utilização de smartphones de 342 jovens adultos; e entrevistas semi-estruturadas realizadas a 25 jovens adultos residentes em Portugal.

O Relatório de Análise de Dados sistematizou os principais resultados dos trabalhos de campo já realizados, no entanto, o projecto MyGender continua a desenvolver mais dados e, principalmente, mais análises que têm os dados dos trabalhos de campo como ponto de vista científico, para compreender melhor o envolvimento dos jovens adultos na tecnicidade e imaginários das aplicações móveis (m-apps), em termos das suas práticas quotidianas e (re)negociações das suas identidades sexuais e de género.

Faça o download aqui.