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Inês Amaral

Investigadora Responsável do projeto MyGender, Inês Amaral é Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, é investigadora integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Foi coordenadora-adjunta do Grupo de Trabalho em Jornalismo e Sociedade da SOPCOM. Tem desenvolvido investigação sobre sociabilidades nas redes sociais digitais, literacia mediática e digital, tecnologias e envelhecimento, audiências e consumos mediáticos na era digital, género e media. Tem publicado em revistas como International Journal of Communication, Lecture Notes in Computer Sciences, Media Studies e European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, e em coleções como The Routledge Companion to Gender, Sexuality and Culture (Routledge, 2021), Digital Media (McGraw-Hill, 2021), The Sage International Encyclopedia of Mass Media and Society (Sage, 2020), Perspective on Design (Springer, 2020) e The Future of Audiences (Palgrave, 2018).
Ativista feminista, tem-se envolvido com vários movimentos sociais pela igualdade de género, direito à autodeterminação de género e luta pelos direitos humanos.

Rita Basílio de Simões

Investigadora co-responsável do projeto MyGender, Rita Basílio de Simões é Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, é investigadora integrada do Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA). Coordena a participação portuguesa no Global Media Monitoring Project, bem como o Grupo de Trabalho em Género e Sexualidades da SOPCOM. O seu trabalho tem incidido sobre representações de género na produção e nos conteúdos mediáticos, usos dos media digitais e construção identitária, discursos e práticas de violência online e offline baseada no género e regulação dos media. Tem publicado em revistas, tais como Feminist Media Studies, Journalism Practice, Brazilian Journalism Research e European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, e em coleções, tais como The Routledge Companion to Gender, Sexuality and Culture (Routledge, 2021), Human Aspects of IT for the Aged Population. Technology Design and Acceptance (Springer, 2021) e Digital Media (McGraw-Hill, 2021). Vogal da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres.

Ana Marta M. Flores

Ana Marta M. Flores é investigadora pós-doutoral do projeto MyGender - Mediated young adults’ practices: advancing gender justice in and across mobile apps, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), alocado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutora e mestre em jornalismo (UFSC/Brasil), com período PDSE/CAPES (ULisboa/Portugal). Professora convidada na Universidade NOVA de Lisboa (Information Management School), investigadora associada ao Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) e coordenadora do grupo de investigação Innovation & Trend Studies (ITS) do iNOVA Media Lab. Também é pesquisadora do Trends and Culture Management Lab da Universidade de Lisboa e Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo - Nephi-Jor (UFSC/Brasil).

Eduardo Antunes

Eduardo Antunes é investigador bolseiro do projeto MyGender, estudante do Doutoramento em Ciências da Comunicação da Universidade de Coimbra onde concluiu o Mestrado em Jornalismo e Comunicação. Licenciado em Marketing pela Universidade de Aveiro. É radialista na RUC - Rádio Universidade de Coimbra, sendo também cocoordenador do Departamento da Programação da RUC. Tem experiência prévia como tradutor e marketeer, contando com uma passagem profissional de 3 meses no Cairo, Egito, por via de estágios internacionais da AIESEC. A música, a comunicação e a investigação são três dimensões muito fortes na sua vida. Procura desenvolver investigação sobre as dinâmicas do orientalismo e de género nos média.

Filipa Subtil

Doutorada em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, é docente na Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa e investigadora integrada no ICNOVA. Foi visiting scholar no Departamento de Communication Studies da Universidade do Iowa, Iowa City (2010) e no Muhlenberg Collegue (2008), Allentown, nos EUA, na Universidade Cardinal Stefan Wyszyński, Varsóvia, na Polónia (2017, 2018) e no Departamento de Comunicação Pública da Universidade de Navarra, Espanha (2019). Entre 2014 e 2018, foi coordenadora editorial da revista Comunicação Pública. Foi vice-coordenadora do GT de Comunicação e Política da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação) (2015-2017). Integra, desde 2020, o grupo de especialistas da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Os seus interesses de investigação têm-se centrado na sociologia da Comunicação, na teoria social dos media nos EUA e Canadá e nas problemáticas que relacionam os media com as questões de género, áreas onde tem publicado artigos e capítulos de livros, orientado teses e organizado diversos eventos científicos. É co-editora e autora de Media and Portuguese Empire (Palgrave Macmillan, 2017), Os três 'D's dos Media: Desigualdade, Desprofissionalização e Desinformação (Outro Modo, 2021) e A Crise do Jornalismo em Portugal (Deriva/Le Monde, 2017). Publicou, em 2006, Compreender os Media. As Extensões de McLuhan (MinervaCoimbra).

Janna Joceli Omena

Janna Joceli Omena é professora associada convidada em estudos do Novos Media e Métodos Digitais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e ex-bolseira de investigação no Centro de Estudos Avançados da Internet (CAIS), Bochum, Alemanha. Durante o período no CAIS (março a agosto de 2021) ela desenvolveu um projeto e uma receita de método para construir e interpretar redes de visão computacional. É membro do Public Data Lab e membro fundador do iNOVA Media Lab, Lisboa, Portugal, onde lidera há seis anos o #SMARTDataSprint (evento dedicado à realização de investigação empírica com métodos digitais). Sua pesquisa é sobre métodos digitais e tecnicidade dos meios, com foco na investigação do funcionamento e potencial das plataformas digitais, web-based apps e software para inovação metodológica. Lecionou métodos digitais na NOVA Information Management School e no King's College London no Departamento de Digital Humanities. Seu trabalho já foi publicado em Social Media & Society, Information Communication and Society, Journal Diseña e Journal ICONO14.

Rita Alcaire

Antropóloga, documentarista e comunicadora de ciências sociais. Doutorada em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas com uma tese que discute os direitos pela lente da assexualidade em Portugal. Cocoordenadora e docente do Mestrado em Psiquiatria Social e Cultural (Universidade de Coimbra) tem vindo a desenvolver atividades de outreach e advocacy nesta área, nomeadamente através do projeto Ouvir Vozes (financiado pela DGARTES). Está envolvida na organização do ciclo de formação avançada Publicar sem Perecer (CES), onde coordena sessões sobre saúde mental na academia e ensina estratégias de comunicação em ciências sociais para Investigadoras/es em Início de Carreira. Os seus interesses de investigação estão na expansão da teoria e da prática de comunicação de ciência social, do estudo de género e sexualidades, da saúde mental e cultura pop, usando os media como uma forma privilegiada de os trabalhar.
Foto: João Azevedo

Sílvio Santos

Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutorado em Ciências da Comunicação. É investigador integrado do CEIS20. O seu principal campo de pesquisa é a rádio, porém a sua pesquisa mais recente está relacionada com a desinformação e também com os estudos de género. Antes da carreira académica em exclusivo foi realizador de programas da RDP/RTP. É um melómano apaixonado pelo som, aprendiz de jardinagem e desportista por prazer.

Sofia José Santos

Sofia José Santos é Professora Auxiliar de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais, onde tem desenvolvido, desde 2008, investigação sobre media e intervencionismo global; representações mediáticas e processos de securitização; internet e tecnopolítica; e media e masculinidades a partir de uma perspetiva crítica e feminista. Dentro do CES, é também coordenadora da área programática de Media e Masculinidades no Promundo-Portugal e co-editora do Alice News. Desde 2016, integra como Investigadora Associada o Centro de Investigação OBSERVARE da Universidade Autónoma de Lisboa. Pertenceu à equipa de investigação do Flemish Peace Institute enquanto visiting scholar, na linha de "Paz e Sociedade", e foi Marie Curie fellow no departamento de Antropologia da Universiteit Utrecht. Para além de publicações, conferências e projetos de investigação nacionais e internacionais, destaca-se também no seu percurso o seu envolvimento com movimentos sociais e redes internacionais bem como trabalhos que desenvolveu para think tanks, fundações e agências de desenvolvimento internacionais. É doutorada e mestre em "Política Internacional e Resolução de Conflitos" pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e tem um diploma de Estudos Avançados em "Ciências da Comunicação" pelo ISCTE-IUL.

Aristea Fotopoulou

Universidade de Brighton

Carolin Gerlitz

Universidade de Siegen

Sander de Ridder

Universidade da Antuérpia

Taina Bucher

Universidade de Oslo

Gabriela Poleac

Candidata a doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade de Alexandru Ioan Cuza de Iași, Roménia. É interessada nos estudos dos novos média, influencers das redes sociais, governança algorítmica e cultura participativa. Atualmente trabalha como estratéga de redes sociais para a Epistemologic.

Frederico Fonseca

Frederico Fonseca é licenciado em Multimédia e doutorando em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É assistente do Ensino Superior Público e Privado, bem como investigador na área das Ciências da Comunicação e das Tecnologias da Informação e Comunicação. Atualmente integra a equipa de investigação de 3 projetos, dois nacionais e um internacional (ERASMUS+). Tem interesse em temas relacionados com a governação algorítmica, dataficação, m-apps, jogos sérios e envelhecimento ativo.

Lais Rocio

Mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil (2020-2022), graduada em Jornalismo pela mesma instituição (2017). Atualmente realiza estágio de pesquisa na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O seu projeto de pesquisa é focado em jornalismo literário, feminismo e representação de mulheres na História. Possui artigos publicados em periódicos como Revista Líbero (Faculdade Cásper Líbero/SP) e Reciis (Fiocruz), e trabalhos apresentados em eventos como o Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). Foi vencedora do Prémio Jovem Jornalista 2014 (Instituto Vladimir Herzog - SP) e do Prémio de Jornalismo Cooperativista Capixaba 2016 (OCB / ES).

Natália Reis Gomes

Natalia Reis Gomes é doutoranda em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra pelo Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação. Atuou como assistente de pesquisa do sociólogo dinamarquês Dr. Peter Abrahamson no Departamento de Sociologia da Universidade de Copenhagen com ênfase nos estudos sobre Empregadas e a interseccionalidade entre género, raça e classe no trabalho doméstico. Foi estagiária na School of Social Policy and Social Justice na University College Dublin, sob a orientação do Dr. Ernesto Vasquez de Aguila na área da Cultura e da Sexualidade, em especial com abordagem de temas os relacionados às questões da identidade, do sexo e do poder. Participou do Projeto “Pedagogias do corpo: sobre a construção do género nas teorias feministas” e do Projeto de Extensão Universitária “Mulheres Entre Panos e Sementes”, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Maringá.

Agda Baeta

Agda Dias Baeta é doutoranda em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e bacharel em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Com mais de 15 anos de experiência profissional nas áreas de Comunicação e Marketing de grandes corporações, tem-se dedicado aos estudos de gênero na comunicação organizacional e midiática. Banda desenhada, telenovelas, filmes, séries televisivas, redes sociais e filmes publicitários estão entre os meios de comunicação analisados.