Nos dias 08 e 09 de setembro, o Projeto MyGender promove a Summer School com workshops, conferências e apresentação de trabalhos sobre literacias cívicas e críticas. Toda a programação será online, aberta ao público e gratuita.
A temática da escola de verão está no contexto da vida quotidiana que necessita de conhecimentos e ferramentas que permitam que as pessoas se mantenham informadas. Somente assim é que se pode participar efetivamente na vida cívica, com um olhar crítico ao ambiente que as rodeia. Uma participação que se diz efetiva na sociedade, mas também política, requer um conjunto de competências variadas, que se podem englobar nas ideias de “literacias cívicas e críticas”.
CHAMADA DE RESUMOS
Os estabelecimentos de ensino desempenham um importante papel na formação cívica e cidadã dos seus jovens e na construção da capacidade de literacia cívica dos estudantes, face ao cada vez mais complexo panorama mediático, sob a forma de educação para os média. As noções de literacia cívica e crítica devem ser pensadas de modo a incluir diferentes formas de cultura mediática, tecnologias da informação e comunicação e novos média. Assim, aprofunda-se a análise da literacia às relações entre média e cidadãos que tratam tópicos como as questões de género, ou outros indicadores de desigualdade e de poder, já que diferenças de género existem quer na educação, como na distribuição de capacidade cívicas e críticas.
O complexo panorama mediático acrescenta desafios ao desenvolvimento das capacidades destas literacias, intrincando os entendimentos sobre as notícias e outras formas mediáticas de circulação de (des)informação. A crescente digitalização da vida quotidiana aumentou o fluxo de (des)informação, o que levanta questões sobre o papel dos média na qualidade das literacias cívicas e críticas. Por conseguinte, as literacias cívicas e críticas englobam entendimentos sobre as relações de poder que organizam a informação e o jornalismo e as próprias capacidades de interpretação crítica dessa informação veiculada por cada vez mais meios e veículos de comunicação.
Encorajamos a submissão de resumos até 300 palavras de trabalhos teóricos e empíricos originais que utilizem metodologias qualitativas, quantitativas ou mistas. São aceites contribuições científicas, em LÍNGUA PORTUGUESA, que se debrucem sobre as temáticas abaixo, mas não limitado a:
- a literacia mediática na sala de aula;
- o papel das bibliotecas escolares na promoção da literacia mediática;
- as ligações entre o panorama mediático e as literacias cívicas e críticas;
- democracia e literacias cívicas e críticas;
- desinformação, fake news e outros perigos às literacias cívicas e críticas;
- educação para os média;
- género e literacias cívicas e críticas.
Envio de submissões ou dúvidas para mygender@fl.uc.pt até 15 de julho de 2022.
PROGRAMAÇÃO
08.09.2022 | Quinta-feira
14h30 | Keynote
Maria José Brites | As notícias sentidas através das lentes de género
16h | Apresentação de trabalhos e debate
09.09.2022 | Sexta-feira
9h30 – 11h | Workshop
gender awareness + apps | Ana Marta M. Flores | Eduardo Antunes
11h30-13h | Workshop
Violência online | Inês Amaral
14h30 | Keynote
Ana Jorge | Literacias e desconexão digital
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