É comum ter a sensação de que as questões de inclusão não circulam em espaços mais generalistas e ficam encerradas em ambientes de investigação ou ligados estritamente às comunidades não incluídas. Com o objetivo de levar a mais pessoas o debate sobre representatividade em todos os ambientes, o Think Tank do Projeto Mygender convida a especialista em design de serviço Bruna Plentz para uma conversa. A ideia é discutir e chamar a atenção para um compromisso em que todos os espaços podem contribuir.

O evento será online e tem como objetivo apresentar o design de serviço como mindset e ferramenta para a representatividade e inclusão. O design de serviço é o design thinking aplicado a serviços, ou seja, uma abordagem estruturada que facilita a criação de serviços mais úteis e desejáveis para os utilizadores e, ao mesmo tempo, viáveis e eficientes para quem os executa. Assim, como podemos tornar qualquer processo de criação mais representativo à diversidade humana? Como podemos criar produtos e serviços mais inclusivos e com foco na representatividade?
Estes questionamentos fazem parte do MyGender Lab, uma das tarefas principais do projeto que engloba o MyGender Think Thank, uma plataforma de discussão em relação à interseção de tópicos centrais para o projeto, que procura estar aberto à comunidade em geral e a stakeholders chave. Engloba ainda o desenvolvimento da App e a realização do DevGender toolkit, conjunto de guias (toolkit) com boas práticas e recomendações para developers.
Conheça a convidada: Bruna Plentz é designer graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina e Università degli Studi di Firenze. Especialista em Service Design pelo Istituto Europeo di Design de Barcelona e mestranda em Antropologia na Universidade NOVA de Lisboa com especialização em Temas Contemporâneos. Cofundadora da HOMA, possui carreira com ênfase em design estratégico. Experiência em Gestão de Design, marketing e consultoria em inovação.
A participação é aberta e gratuita. Basta acessar este link.
Esperamos todos e todas por lá: everyone is welcome!